Como lidar com a Epilepsia Farmacorresistente
A epilepsia é condição neurológica que afeta o cérebro e o sistema nervoso, acomete cerca de 1% da população e é mais comum durante a infância, principalmente no primeiro ano de vida. Os medicamentos antiepilépticos apresentam boas respostas em 70% dos casos; os 30% restantes, porém, sofrem do que é chamado Epilepsia Farmacorresistente.
Nesses casos, um caminho indicado é adotar a dieta cetogênica, uma terapia nutricional com grandes quantidades de gordura, adequado teor de proteínas e restrição de carboidratos.
Com a disponibilidade de glicose reduzida, o cérebro utiliza corpos cetônicos provenientes do metabolismo da gordura, chamado de estado de cetose. Os corpos cetônicos, em quantidades elevadas, induzemum efeito anticonvulsionante, estimulando também, a produção de neurotransmissores inibidores.
Como funciona o KetoCal4:1
KetoCal4:1 é uma dieta cetogênica desenvolvida pela Danone com proporção de 4 gramas de gordura para cada 1 grama de carboidratos mais proteínas. Sua fórmula é ainda enriquecida com vitaminas, minerais, fibras, DHA, ARA e outros nutrientes que auxiliam no alcance e manutenção das metas nutricionais do organismo, colaborando no crescimento e desenvolvimento da criança. Deve sere consumido conforme a recomendação do profissional da saúde.
A elevada proporção de gordura em relação a soma de carboidratos e proteínas, mimetiza o estado de jejum, contribuindo para o alcance do estado de cetose do corpo, estimulando a produção de corpos cetônicos, que leva a diminuição das crises epilépticas.
Indicações e quando usar o KetoCal 4:1
O KetoCal4:1 foi desenvolvido para auxiliar crianças que necessitam de terapia com dieta cetogênica, sempre sob orientação de um médico neurologista.
Bem-vindo ao site da Vertical Saúde! Confira a nossa Linha Infantil, oferecemos alimentos especialmente formulados para nutrir e apoiar o crescimento e desenvolvimento saudável de seu filho. Já a nossa Linha Adulta inclui produtos desenvolvidos para enriquecer sua dieta ou servir como suporte em terapias nutricionais.